sábado, 17 de abril de 2010

Hipertexto


Hipertexto


O termo hipertexto foi crido por Theodore Nelson nos anos 1960, para mostrara idéias de escrita em um sistema de informática. Com os progressos da tecnologia, os computadores estão sendo incorporados, cada vez mais, em todos os setores da sociedade.

O hipertexto é o sistema mais conhecido para “world, wide e web”, na internet, onde o mesmo serve para organizar textos, de fato leva o leitor a aprofundar o conteúdo do texto inicial que simultaneamente nós faz levar mais conhecimento com o poder da circulação.

Essa circulação simultaneamente de texto torna – se possível a livre escolha do caminho a ser explorado pelo usuário, associando recursos como imagens, animação, sons, tornando-se a consulta mais fácil e atraente. Pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, entre outros.

A idéia de hipermídia é simples reuni varias mídias num suporte computacional, suportando por sistemas eletrônicos de comunicação. Às vezes uma imagem vale mais do que mil palavras e os sistemas de hipermídia que a internet coloca a nossa disposição, faz com que os alunos naveguem e conheça brincando, se divertindo. E o mais legal é que eles acabam aprendendo sem perceber que estão lendo diversos textos em uma determinada atividade, envolvendo assim a interdisciplinaridade dos conteúdos.

É importante frisar as principais características do hipertexto: intertextualidade; velocidade; precisão; dinamismo; interatividade; acessibilidade; estrutura em rede; transitoriedade; organização multilinear.

Enfim, para mim essa experiência foi muito importante, pois pude me aprofundar em conteúdos sem sair do texto leitor. Antes não me aprofundava em outros links e esta atividade me acordou para textos excelentes.

Um comentário:

  1. Olá maninha, muito legal o seu texto...
    Com o hipertexto, as aulas ficam mais interessantes e trabalha com a interdisciplinaridade dos conteúdos!

    ResponderExcluir